Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo, em 27 de outubro de 1892. Primeiro de dezesseis irmãos de uma família de classe média do sertão nordestino, ele viveu os primeiros anos em diversas cidades do Nordeste brasileiro, como Buíque (PE), Viçosa e Maceió (AL). Terminando o segundo grau em Maceió, seguiu para o Rio de Janeiro, onde passou um tempo trabalhando como jornalista.Em 1938 publicou Vidas Secas. Em seguida estabeleceu-se no Rio de Janeiro, como inspetor federal de ensino.
domingo, 9 de junho de 2013
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Oi essa semana iremos falar sobre o livro"Vidas Secas" de
Graciliano Ramos
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Resumo do livro " Senhora"
O romance senhora (1875) de José de Alencar conta a história de Aurélia uma linda jovem pobre, órfã que vivia em companhia de uma velha parente D. Firmina.
Aurélia se apaixonou por Fernando Seixas um rapaz pobre que sustenta a mãe viuvá e as duas irmãs solteiras.Fernando é um rapaz que adora gastar e se passar por um rapaz elegante e de bem com a vida.
Fernando resolve desfazer seu noivado com Aurélia e se casar com Adelaide uma moça rica.
Com a morte do avô Aurélia recebe uma grande herança , torna -se rica e resolve comprar o ex noivo.
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Características dos personagens principais do livro "Senhora"
Personagens:
1 - Aurélia Camargo - moça bela, pobre e ressentida; protagonista, após herdeira se transforma na estrela dos salões fluminenses.
2 - Fernando Seixas - antigo namorado e atual marido de Aurélia; elegante, bonito e frívolo.
3 - Lourenço de Sousa Camargo - avô de Aurélia. Fazendeiro prepotente e austero.
4 - Pedro Camargo - pai de Aurélia, apaixonado por Emília.
5 - Emília Lemos - mãe de Aurélia, órfã e pobre.
6 - Manuel Lemos - irmão de Emília; oportunista.
7 - Eduardo Abreu - rapaz da sociedade apaixonado por Aurélia.
8 - Adelaide Amaral - moça da sociedade, apaixonada por Dr. Torquato Ribeiro
. 9 - Dr. Torquato Ribeiro - homem idôneo; ama Adelaide.
D.FIRMINA – mãe de encomenda de Aurélia que lhe fazia companhia nas festas e compras. D.EMÍLIA – mãe de Aurélia e irmã de Lemos a quem este abandonou por ter-se casado com o Pedro Camargo. PEDRO CAMARGO - pai de Aurélia e filho natural do fazendeiro Lourenço Camargo, que deixa, ao morrer, uma herança à neta, Aurélia. ADELAIDE – rival de Aurélia, quando pobre, na disputa do Seixas. Acaba se casando com o Dr. Torquato Ribeiro que Aurélia habilmente lhe arranja. TORQUATO RIBEIRO - moço bom e humilde que procurou ajudar Aurélia nos momentos difíceis, quando pobre. EDUARO ABREU - pretendente de Aurélia. Moço bom que custeou as despesas do enterro de sua mãe. LÍSIA SOARES - amiga de Aurélia. Picante e um tanto fofoqueira
José de Alencar
José Martiniano de Alencar (Fortaleza, no bairro Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. Formou-se em Administração, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane. Era filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomata Leonel Martiniano de Alencar, barão de Alencar, e pai de Augusto Cochrane de Alencar.
José de Alencar chega a analisar o caráter psicológico de suas personagens femininas, revelando seus conflitos interiores e antecipando as características da escola realista, que sucedeu o Romantismo. Seus romances urbanos são: Cinco minutos (1860), A viuvinha (1860), Lucíola (1862), Diva (1864), A pata da gazela (1870), Sonhos d'ouro (1872), Senhora (1875) e Encarnação (1877). Senhora é considerado o mais importante deste grupo.
Assinar:
Postagens (Atom)